Eu sou alguém que tem sonhos. Venho me descobrindo ainda mais idealista e romântica do que eu já me imaginava ser. A vida não é brincadeira, meu amigo. E disso, quase todo mundo sabe. Enquanto isso, a vida é sim, uma imensa brincadeira cósmica.
Eu tenho esta mania de acreditar nos meus valores. Percebi cedo que isto tem um preço alto, como tudo o que vale a pena assumir. Quero discutir com a Bíblia, com o dicionário, com os manuais, com as regulamentações, com as pessoas pasteurizadas, com os dogmas, com a constituição, com o código penal, com as autoridades, com os meus próprios pensamentos. Acho que o mundo não gosta muito disso não. Fazer o quê? Minhas rugas de preocupação até aparecem, mas eu sei que só não posso discutir com aquilo que sou. Posso melhorar, ou tentar. Posso prestar atenção para aprender mais rápido e evitar cacas desnecessárias. Posso me valer do que já sorri, do que já chorei, do que já assimilei e do que já incompreendi para não cometer os mesmos erros. Prefiro sempre os erros novos, mas os velhos gostam da gente, né?
Descobri quem é Deus. E Ele é um cara com um tremendo senso de humor, nós é que não entendemos as piadas. Meu Deus veio a se mostrar através desta vozinha quase insuportável que mora aqui dentro e me questiona por tudo. Deus é a dúvida que me faz continuar, que me faz mudar, que me faz voltar atrás, que me leva a buscar e a querer insaciavelmente, me encontrar comigo. Deus é este ponto de interrogação que não me larga nunca.
Tenho me cansado rápido das minhas próprias palavras. De repente, percebo que a última declaração já ficou obsoleta e precisa ser revista. Como se, a partir disto eu fosse resolver alguma pendência muito grande. Como se, assim, alguma descoberta fosse se apresentar à minha frente. Mesmo que isto não aconteça, eu produzo uma nova declaração para acalmar meus ânimos. Pode ser que, lá na frente, algumas descobertas venham a encontrar-se comigo, frutos de minhas incansáveis revisões a meu respeito.
Eu acho que a vida tem que se desenrolar de acordo com o que é justo. Eu acho que o amor sempre traz o que é nosso de volta e, no fundo, não nos deixaria amar em vão. Eu acho que a mágica esta´a solta e, quando menos se espera, ela nos encontra no dobrar de uma esquina. Eu acho que a pessoa grande que mora em nós, no final acaba sempre se sobrepondo à pessoa pequena que mora em nós. Eu acho que quem espera - e age - alcança sim, sempre. Eu acho que a minha vida daria um filme. Tá pra nascer algo mais romântico e idealista do que acreditar em tudo isso.
Não sei como deve ser me ver de fora para dentro. Imagino que pelo menos metade das coisas que outras pessoas pensem a meu respeito estejam completamente fora daquilo que eu diria de mim mesma. E a gente se importa sim, com o que os outros pensam. Quase sempre. Só não dá para tomar decisões por causa disso, porque cada um vai pensar o que quiser, de qualquer maneira. Por isso eu não acredito em dar explicações. Quem entende, já entendeu desde sempre. E quem não entendeu, de verdade, não entenderá nem com mil argumentos. As almas são partículas de uma mesma Unidade, mas são bem distintas entre si. São nações independentes com suas próprias leis e idiomas. E aí, aquele Deus ali de cima, nos juntou para a gente aprender um monte de linguagens diferentes. E a gente esperneia, esbraveja, cala, consente, corre, fica, abraça, esmurra e, lá pelo fim do terceiro assalto começa a perceber que a única pessoa com a qual temos contas a acertar, é a gente mesmo.
***
7 comentários:
Pode até parecer egoísta, mas para mim, a única opinião que realmente conta é a minha. O que os outros acham, o que os outros pensam, diz respeito a eles. Beijo.
Eu não sei comentar nesse troço do blogger. Meu nome nunca sai. Silvinha. Carioquices...
Bia, li seu texto atentamente e me deixou a impressão de ter dado uma grande volta, como numa roda gigante, que me deixou de novo onde tinha começado. Mas foi uma boa viagem. Beijo.
Olá!
Adorei seu blog, os textos, tudo perfeito!
http://sex-appeal.zip.net
http://cara-nova.zip.net
Adorei isso aqui.. adorei o som, as imagens, os escritos. Adorei tudo!
:)
uM TEXTO PARA SER PENSADO.eSTA VIAGEM PELO NOSSO eu É SEMPRE uma viagem fatástica.Sou atrai´da por isso. Gosto de tenta relacionar poesia,sonhos,frutos que são do incosciente.sabmos que ali,no mais profundo EU,há imagens inesperadas que nos provoca medos e fascinaçao e uma ordem para desvenda-la.Ha portas no sonhos que nem sempre abrimos ou consegumos entender,nao é?Abraço.
Bia, faz tempo que não venho aqui contemplá-la, mas devo dizer que suas palavras continuam belas!
Abraços...
Carol.
Postar um comentário