domingo, maio 27, 2007

Shangrilá


Vez em sempre a gente se distrai. Perde contato com situações que sobrevivem à nossa displicência e espreitam num ou noutro canto. Não tem fuga, não tem deixar para depois o que pede atenção naquele agora.

Ninguém vai te perguntar se você queria pensar nisso ou naquilo, se era o melhor momento.

Serão indefinidamente trazidas ao seu conhecimento as pendências que você não cuidou de resolver consigo mesmo.

Aí então, você vai tentar. Uma, duas, dez vezes. Vai tentar da melhor forma que puder (ou às vezes, nem isso). Vai relutar em agir. Vai duvidar do que fazer. Vai perceber situações purgando sobre a superfície em chamas da sua carne.

E vai continuar sendo você mesmo e fazendo tudo (e só) o que pode fazer. Ocasionalmente, vai aprender uma ou outra boa lição, daquelas que ficam mesmo, pra sempre.

Se perceberá, direta ou indiretamente, dividindo experiências com gente que tenta avançar da mesma forma que você. Gente que quer mais da pessoa que sabe que pode ser. Gente que luta também batalhas diárias contra a incompreensão, o despreparo, as distrações, o egoísmo, a indiferença, o desconhecimento, as distâncias a percorrer no próprio íntimo.

Pensará no que já foi, antecipará o que será, celebrará o que é.

Escalará arranha-céus e repousará na rede à beira da lagoa. Cansará. Descansará até chegar o momento de vestir novamente a armadura e sair no galope de dúvidas confiantes reservado para o combate da vez.

Muito cedo vai notar que não se responde sem dor aos chamados sussurrados ou gritados aos seus ouvidos desatentos. Com o tempo vai notar também que, saber como responder aos chamados, é uma especialidade que sempre se busca e dificilmente se alcança.

E do seu jeito, mais uma vez se apresentará ao combate da forma melhor que souber. Não sem antes voltar aos questionamentos de sempre. As eternas procuras de um porquê e as reincidentes conclusões de que os porquês não lhe cabem.

O que lhe cabe, é mesmo partir. Sem mapa, sem escudeiro, sem privilégios.
Vestido apenas em entrega, a sua companhia é a coragem.

10 comentários:

Anônimo disse...

Bia,querida!Nova casa(belas imagens)apenas um desconsforto:nas letras miúdas sobre o fundo escuro)difulnta a leitura(para mim.rs..)Seria melhor letras mais claras.Aliás a mudança de fundo foi radical:do branco para o negro!mas os textos continuam excelentes.Legal ter eu servido de inspiraçao,linda.Confesso que voltarei depois para comentar o texto novo(difil ler hoje).Querida,bao semana e saudades.

Anônimo disse...

O comentário foi por e-mail... rsrs... Parabéns, querida, mais que pelo texto, pela sua vida, seus valores, suas percepções e sua forma de viver, de sentir, de pensar... Que eu amo e admiro tanto.

Hum... Já disse hoje que adorei o novo layout? hihihi... De quando em quando venho cá só pra ver mais um pouquinho. Ficou lindo.

Beijos, flor mais amada.

Van

Beatrice disse...

Eu só não conheço Analândia, o restante eu conheço e adoro. Sou doida pelo genuíno clima de interior que sentimos em Piracicaba. Tomar um chop em um dos barzinhos próximos ao rio é delicioso. No verão, é claro.

Já Iguape faz parte de uma paixão minha. Paixão que virou amor sem perder a intensidade: a Ilha. Minha amada Ilha, a quem já dediquei dezenas de textos e poemas, a mais linda do mundo!

Obrigada pelas imagens.

Anônimo disse...

Estive a vida inteira buscando shangri-la.Só agora eu sei que Shangri-la, assim como o Havaí...é aqui!
Acabo de me lembrar o que
calçamento com paralelepípedo em quase toda Monte Alegre foi feito pelo vô!
Saudade...

Maísa Picasso disse...

ah...boba. E o teu espaço não?
Tinha te achado de muito, só
devagarzinho lendo as coisas.
Aparece sempre. Vou linkar teu blog na minha página.
cheiro imenso.
Mai*

Sanka disse...

Bia, lindo o template novo, viu?
E pra variar, seu texto me coube, me vestiu, me despiu.
luto mais... luto contra meu rol sempre torto de prioridades, contra a acomodação, contra a procrastinação.
ainda venço.
beijos!!!!

Anônimo disse...

O melhor mapa do tesouro é aquele que a gente mesmo desenha.


Belíssimas, as tuas fotos!



abraços, flores, estrelas..

Lu Dias disse...

Lindo texto!! Tb me vestiu bem!!
Acho que às vezes partimos mesmo sem coragem, mas faz uma falta.... mas quem sabe ela está logo alí no caminho!!
Bjão!!

Lu Dias disse...

** Upgrade **
Que coisa mais linda esta música!!! Perfil maravilhoso!!
Parabéns, adorei tudo!!
E os links, aaaaaaaaa, será que é resposta do universo?! ;)
Bjão!!

#robson barboza# disse...

ah as constanstes lutas e partidas e voltas da vida, por vezes a gente cai durante essa busca e e de tão cansado acaba querendo ficar por ali mesmo mas sempre vem um alma em evolução nos arrastar pelos braços insistindo para que levantemos e sigamos com a empreitada.beijo.")