quarta-feira, abril 25, 2007

A (Má?) Criação


E Deus criou o homem.
Criou e cuidou de sua criação, para que fosse provida de todos os recursos essenciais. Inteligência, humor, percepção, sensibilidade, adaptabilidade, curiosidade, generosidade, coragem, leveza e tantos outros dons não menos importantes.
Veja que, prover, não significa garantir que a criação fará uso do que recebeu.
Cada criatura pode e deve observar ao longo dos anos, como, quando e porque precisará da mais plena presença de espírito para saber utilizar os dons divinos.
Durante a viagem, milhões de forças contrárias vão fazer de tudo para dificultar a prática que lhe coube. Tudo nas forças contrárias - que me pego a questionar se seriam mesmo contrárias - trabalha para que, uma vez mais, a criatura saia de si mesma, enxergue muito, faça além e vença outra vez. O destino da chuva é ceder pela passagem do sol. Garoa ou tempestade, ceder pela passagem do sol. Fato.
Fato também, que às vezes não dá. Não dá pra parar o correr da água e sentir os raios esquentarem e é claro que por isso a criatura é criatura. Ou seria divindade também, como o seu Criador.
É preciso que se respeite por isto, as excessões. Certo, respeito concedido. Tudo compreendido, benefício da dúvida ofertado. As criaturas todas têm direito também de não querer os dons. Não precisar, não ver, não sentir falta. E que todas façam então, como bem quiserem, pois LIVRES, Deus as criou. Máxima inviolável, inoxidável, impermeável, ''imexível''.
Inteligência (para elaborar), humor (para saber o lugar das coisas), percepção (para se dar conta do invisível), sensibilidade (para captar verdades), adaptabilidade (para dançar a música que toca), curiosidade (para não contentar-se com o que já é), generosidade (para se repartir e lutar junto), coragem (para desbravar o mundo e a si mesmo), leveza (para gravitar sem peso pelos acontecimentos), todos presentes entregues por Aquele que fez o homem existir.
É muito.
Em retribuição, Deus aguarda pacientemente no dorso do seu cavalo alado, pelo momento na vida de todo homem de querer se criar.
Só o homem sabe quando o momento há de chegar.

4 comentários:

Lu Dias disse...

Vc me fez lembrar os 7 dons, e posso citar Fortaleza, que seja Forte para encarar tudo que há de vir, como lição ou não.
Obrigada pelo comment, bjão!!

Ps. Hoje no meu sonho uma linda borboleta amarela e preta pousou em vc!

Anônimo disse...

... e enquanto essas forças contrárias estiverem dificultando a utilização dos dons divinos,nós havemos de voltar e voltar e voltar. Existe uma razão pra isso, razão que a nossa vã filosofia nem pode suspeitar.A nós, resta aguardar e trabalhar e vigiar pra quando o "estalo" acontecer.
Dia doce pra vc!

Anônimo disse...

Forças contrárias... Humanas, não humanas. Ao longo dos anos de vidas à fora, parece que a maior força contrária da gente é a gente mesmo; a gente na relação com o outro, relação necessária ao nosso burilamento íntimo. Bom pra nós que Ele que nos criou, ama a Sua criação. ;)
Um beijo.

Anônimo disse...

Bia Helena,

teu texto (inspirado em/por Deus) é perfeito!



abraços, flores, estrelas..