quinta-feira, dezembro 13, 2007

Ao Final de Dezembro



Eu não acredito em Natal que tem data pra acontecer.

O Natal de verdade, que faz nossas mentes egoístas darem lugar aos nossos corações solidários pode-deve-pede para acontecer todo dia. Mas eu também não acredito em Natal que acontece todo dia. Simplesmente porque é difícil pacas. Não é todo dia que nosso espírito nos permite jorrar a generosidade que temos dentro de nós e fixar os olhos em propósitos elevados e cheios da beleza de ser humano. Somos mundanos também.

O que eu acredito é que o Natal, este que tem data para acontecer, inspira a todos. E os frutos se enxergam no Natal - o Natal, aquele sem data, Natal no sentido - que fica plantado nos corações e retorna, como ondas claras, banhando tantos outros dias do ano.

Neste, que está assinalado na agenda, sempre acontecem histórias que poderiam num piscar de olhos, se transformar em lendas de Natal.

São mobilizações e mais mobilizações para que se doem alimentos, brinquedos, roupas, doces, sonhos. E de repente, os filminhos das Boas Festas reprisados sucessivamente na sessão da tarde não parecem tão água com açúcar assim. Os corais entoando fé, amor e beleza , magicamente se tornam mensageiros das belas novas. E reais.
Vozes pedindo de diversas formas que se abram os corações. Que deixem entrar toda a pureza que ficou subjugada no restante do ano, espremida no calendário.

E o Natal ecoa, e ecoa, e ecoa. Se os ouvidos se permitirem ouvir, acontecerão muitos ecos nos meses seguintes. Não acontecerão todo dia, é verdade. Teremos dias e dias de total anti-Natal particular também. Mas entre um e outro não, há os sins.

E aí vive-se o Natal que eu acredito. Sem data, sem motivo, só coração.


___

9 comentários:

Anônimo disse...

Querida Bia,Querida Bia,saudades e passando para a nossa comemoração.Afinal .vivemos mais um ano,ano difícil,atropelado pelas insjustiças de toda ordem,pela avareza e estupidez dos pederosos que vão matando as coisas e as relações.Mas,vencemos mais um ano;ainda sonhamos e desejamos o melhor.O Natal,perdeu o seu espeirito humanista,fraterno para ser apenas um grande comercio,uma festa em que muitas ficam a margem do sistema e do direito. Mas,devemos ainda assim comemeorar a VIDA e o melhor que dela temos,comemrar a força do sonho e termos passados pela tempestade com respeito a nós mesmo.Por isso,nossa congratulação,por isso a nossa festa de esperança ainda(sonhar é preciso).Saudade e tudo de bom para o proximo ano.Qu a aventura da vida nos seja mais saudável.Afinal,O Espirito do Natal é mais que uma data!Beijo,minha amiga.Boma ano para 2008.Izy-Isti.

Anônimo disse...

Mais que um data.Perdemos a essencia,o significado do Natal.Religar a esta essencia seria bom para o tempo que vivemos de descrenças,violencias,egoísmos,ganacias...Repensar a vida com mais simplicidade e fraternidade seria um bom inicio de vida e ano.Abraço.Van (Centauro)
http://van-cent.zip.net

Lu Dias disse...

Que Lindo!
Natal é esperança e alegria, que estes sentimentos estejam sempre contigo!
Grande beijo e Feliz Natal todos os Dias!!

Carol Biavati disse...

Olha, eu bem que concordo...


Abraços e Feliz Natal! Sempre. =]

Maísa Picasso disse...

eu adoro as tuas fotos, porque também vejo mágica em todas as coisas.

Anônimo disse...

Bia,

Belíssimo texto!

Sempre que lembramos o Natal, como nascimento de um Deus, nós o sentimos e o vivemos!


Que teu 2008 seja repleto de abraços, chocolates, flores, amores, estrelas, música, tempo e compreensão.

Anônimo disse...

Lindo, lindo, lindo, Bia!!! Mas, vindo de você, já era esperado um texto mais-que-lindo como esse! Desejo a você, à essa pessoa linda que você é, um ano novo repleto de Natais!!

Bjo grande e um Feliz Ano Novo!!!

#robson barboza# disse...

os dias são feitos daquilo que acreditamos. beijo")

#robson barboza# disse...
Este comentário foi removido pelo autor.