segunda-feira, dezembro 03, 2007

Da Igualdade e das Diferenças


Já nos foi dito pelo Mestre para amar o próximo como a nós mesmos.

Acho que Ele quis dizer para amar o próximo - leia-se tratar, olhar, receber, ouvir, descobrir, respeitar, entender o próximo - da maneira como nós gostaríamos de ser amados por nós mesmos.
O trabalho é árduo e o caminho, extenso. Amar a nós mesmos não veio no pacote.
Como tudo de importante, é uma conquista, porque há formas e formas de amar. Para descobrir a melhor, dentro de cada um, há que se travar um combate. O combate das forças opostas que nos habitam.


Será que, por isso é tão difícil oferecer ao próximo, e ao seguinte, e ao outro, um olhar amoroso sobre ele? .
*
In a sky full of people
only some want to fly
isn't that crazy?
('Crazy', Seal)
*
___

3 comentários:

Anônimo disse...

Me foi dito também que, quando sair, conhecerei outros como eu. Não, não foi isso que me disseram. Me disseram, agora lembro, que quando sair conhecerei outros, e que todas serão como eu.

Mas que, e isso foi o que eu não entendi direito, seríamos todos ao mesmo tempo incrivelmente diferentes. Como vai ser isso? E que eu deveria valorizar tanto as igualdades quanto as diferenças. Que a igualdade nos fazia comuns, e isso era bom. E que a diferença nos fazia especiais, e isso era melhor.

Disseram ainda para que eu nunca me esquecesse disso. Para que eu nunca me esquecesse de celebrar essas diferenças. Para que eu não perdesse tempo, energia e disposição tentando ser igual, porque ser igual era uma coisa que aconteceria naturalmente. Mas para que eu deixasse que minhas diferenças viessem à tona.

(Trecho de "Tem alguém aí?", Milly Lacombe)

-----------------

Adorei a postagem...

"Um olhar amoroso sobre ele." E sobre nós mesmos.

E a foto nova do blog. Linda! A foto também... rs

Beijo, flor mais linda.

Lu Dias disse...

Oie!

Amar � f�cil quando temos pr�ximos queridos, dif�cil � amar desconhecidos, principalmente quando eles n�o t�m uma postura assim... mas... fa�amos a nossa parte!

Bjs!!

Anônimo disse...

Diferenças! nada fácil conviver bem com elas. O amor ,é um sentimento que possibilta mil caminhos de experiencias gentis.gentilezas faz falta aos relacionamentos.Amar,o que é?doar-se,satisfazer-se,impor,dominar,buscar o prazer proprio,auto-estima,preencher o vazio da alma e da vida?etc..nao sei!Fgreude ...Mashá encatos dificil de explicar no amor ou na atraçao amorosa.prefiro os amores gentis onde o prazer seja reconhecido como agente de encato.Mas,ferimos o amor,o prazer,as diferenças com medo ;medo de amar nos faz amar torto,medo das diferenças nos faz odiar...o medomedo do prazer saudável nos faz menosprezar a propra vida (quase a destruiçao dela).Muito lgal este post.AbraçoNAO SEI SE VAI PASSAR,Tem senha!http://van-cent.zip.net