quarta-feira, março 19, 2008

Abaixo os assuntos que "não se discutem"!


Tesão é tão subjetivo!
Descobri na tv um programa qualquer onde acontece uma espécie de "sexual coaching" para casais. A cada programa um novo casal, com novas questões a resolver. O nome, infelizmente não me lembro, pois gostaria de indicá-lo, mas é transmitido no começo da madrugada pelo canal a cabo GNT, da Globosat.
Um "sexólogo" e uma "sexóloga" - não faço idéia de qual seja a real formação dos dois, mas parecem ter sensibilidade sobre o tema do programa - conversam com o casal entrevistado e instalam câmeras em todos os cômodos de sua casa, para "estudo" da vida sexual em discussão.
O casal estudado concorda em se deixar filmar ao fazer sexo e ter assistidas pela dupla de "especialistas" todas as cenas de sua rotina mais íntima. Diálogos, travas, entregas, conflitos. Nada passa desapercebido por âncoras e telespectadores do programa. Há uma certa discrição nos flashs de cenas de sexo exibidas, já que não se vê os corpos do casal na cama (ou em outro local qualquer da casa), que permanecem protegidos por efeitos de cor na imagem.
Os diálogos, por outro lado, são acompanhados quase na íntegra. Há grande participação da edição, é claro, pois o programa é curto e a maior parte dele se passa enquanto o par de sexólogos dá ao casal-tema, e aos telespectadores, o devido feedback sobre as situações nas imagens que foram reveladas.
O casal ouve atentamente, e recebe dicas e interpretações claras e personalizadas a respeito de como os progressos podem ser feitos. A seguir, começa a colocar em prática o que lhes foi ensinado e a sequência do programa se desenvolve com os "estudados" aprimorando seu próprio estilo a partir das orientações. Nem tudo é seguido, nem tudo é aprovado. Mas, pelo que se percebe, boa parte das dicas são bem-vindas e bem-sucedidas.
Fica nítido que não existem receitas de bolo nem fórmulas milagrosas. Fica evidente que o sexo, como tudo o que é humano, está sujeito aos mil humores e particularidades que uma pessoa vive durante os seus dias.
Achei o programa simplesmente o máximo, porque mostra que as pessoas estão se desenclausurando ao ponto de se permitir expor e contar as dificuldades e intimidades delicadas de sua vida sexual como casal. O fato disto ser feito em rede nacional, foi quase um detalhe. Os casais ali me pareceram muito mais preocupados em entender o que estava falho e o que poderia ser melhorado na sua sexualidade, do que pensar que tudo aquilo seria entretenimento para a audiência do canal. São, aparentemente, pessoas comuns, que poderiam ser vizinhos de qualquer um de nós. Pensando bem, poderiam ser qualquer um de nós.
O atrativo maior do programa é ser extremamente convincente. Os casais, se não são de verdade, atuam maravilhosamente com suas características e personalidades ímpares. Os especialistas conseguem não ser técnicos demais com um tema tão subjetivo e realçar todo o aspecto emocional do qual a conexão sexual entre duas pessoas se alimenta. Sem falar na diferenciação evidente entre as preferências masculinas e femininas, e as possibilidades de entrosamento entre elas.
Fica nítido também, que o progresso e a qualidade esperados pelo casal só acontece a partir deles próprios, e que pede muita dedicação e disposição para aprender. E, é claro, vontade de olhar para o outro.

Não sei se tudo deve estar na tv ou mesmo se este tipo de programação televisiva representa uma evolução. Mas este tipo de disponibilidade é um grande passo em direção ao futuro das pessoas.


___

2 comentários:

#robson barboza# disse...

fiquei intrigado.")bjo

Lu Dias disse...

Em tudo podemos melhorar, bjs!