sábado, junho 23, 2007

Seja Água


Eu aprendo a conta-gotas.
Vem a gotinha lá de cima, devagar, tranquilinha. Vem chegando, se esquivando dos obstáculos, contornando uns trechinhos mais rochosos e, de repente...splash! Faz a gotinha em mim.
Aí vou eu, pequena criança boba, absorvendo uma e outra gotinha que chegam no seu ritmo, molham no seu ritmo, acordam no seu ritmo.
As gotinhas vêm tilintando e, a aprendiz relativamente lenta que sou, vai seguindo o som da água. Splash! aqui, splash! acolá. Os pequenos ouvidos atentos procurando um sinal de umidade, de humildade, de humanidade.
Disse Bruce Lee: "Seja água, meu amigo". Se a água entra numa jarra, ela se torna a jarra. Se a água entra numa xícara de chá, ela se torna a xícara de chá. A água que desce a corredeira, ligeiríssima, se topa com uma rocha não se espatifa jamais. A contorna elegantemente, esguia e inteligente e continua a correr.
Se a água mora num conta-gotas, ela já carrega o conhecimento para saber o valor de cada gota. Que a gota que pinga é o oásis que pode saciar aventureiros e seus camelos, tropas, turistas e nativos.
E eu procuro pela próxima gota. Afino ouvidos, faro, visão.
Pessoas banhadas me cruzam o caminho e eu imagino se a água delas seria diferente da minha. Se elas seriam diferentes de mim que vivo pelas gotas que possam cair.
Splash! em algum canto. Meu ritmo se acelera porque posso estar perdendo algo de muito importante da água que caiu. E no meio da corrida penso que a minha gotinha certeira pode estar me procurando num canto outro qualquer.
Splash! faz a gotinha em mim.

6 comentários:

Lu Dias disse...

Hei Sol, adorei!
E seu post me deu vontade de chuva!
Bjs

Anônimo disse...

Aprender a conta-gotas... Irmãzinha, tô aqui viajando em seu texto. Ser água, um exercício. Linda, amei o texto! Beijo grandemais!

Beatrice disse...

Gotas-sementes. Sabedoria que gera frutos.

Lindo o texto. Como sempre.

Anônimo disse...

"A gota d'água que dá vida à pétala, forma a chuva que verdeja a mata. Os grandes feitos resultam da soma de pequenos valores.

O saber não se restringe à mente ilustre, está centrado na ação que reflete o bem. Pratique-o.

É tempo de amar, perdoar, aprender, exemplificar e evoluir no bem. Somos todos caminheiros do tempo, norteia teus passos para a grande luz, Deus. Ora."

("Sabedoria", mensagem de hoje no Centro)

Beijos, flor única.

Anônimo disse...

doce Bia,belos texts vejo aqui.gotas sensatas,gotas que acumulam-se em fonte:experiencias cuidadas,vividas:isto é vida,querida. Diria \o poeta:"já sabes por ti mesmo muitas coisas,e outras irás sabendo lentamente.".Saudades.Olha,esta música foi perfeita.meu afeto.beijos.

L. Rafael Nolli disse...

E é de gota em gota que vamos ficando repletos - capazes de compartilhar, para sempre estarmos prontos para novas gotas, renovando sempre e sempre! Lindo texto, Bia! Inspiradíssimo!