segunda-feira, outubro 29, 2007

Resiliência


Ser fiel a si mesmo é um paradoxo.
Primeiro, porque as verdades são mutáveis e transferíveis, e estão totalmente condicionadas às circunstâncias.
Que tipo de pessoa não muda de idéia? "Si mesmo", portanto, está sempre mudando e ser fiel cabe na constância.
Vale mais ser autêntico. E livre. Até para manter as antigas idéias, se for o caso.

Segundo, porque para chegar a caminhos que nos levam a nós mesmos, temos frequentemente que aturar o insuportável. Passar provas de fogo diárias e sem sentido.
Temos que conviver com pessoas que não nos interessam, aceitar concessões que nos diminuem perante ao nosso próprio eu, nos curvar à vontade de gente despreparada, nos submeter aos impulsos de mentes mal intencionadas. Tudo isso para passar de um momento a outro. Do agora para o depois.

Por que? Porque se o barco sempre for abandonado quando as condições são adversas, nos veremos voltando sempre ao mesmo ponto de fugir quando alguma coisa nos desagrada. E onde fica o caminho até o fundo de si mesmo nisso, se estaremos de novo e de novo parando no mesmo lugar e voltando ao início?

Há pessoas que se vangloriam de ser "francas".
"Falo mesmo." - dizem.
E enquanto falam, não ouvem. Não refletem, não vêem o outro, não enxergam a diferença, não admitem vida inteligente longe do seu umbigo. Doa a quem doer, é o seu lema. Desde que não doa nelas. Bem...aí então, não é franqueza, é medo. Atacam para não ouvir verdades. Para não ouvir coisa alguma, aliás.
Há pessoas que se vangloriam de ser "equilibradas".
Não optam pelo confronto direto nem para salvar a vida. E nisso, ou dissimulam coisas que não pensam ou omitem a totalidade do que lhes vai no pensamento para poder sempre recorrer à defesa de dizer que "não foi o que disse, quem pensou isto foi você" . Tudo para não sair do conforto do alto do muro.

A vida seria tão mais prazerosa se os super francos nos poupassem ocasionalmente dos seus chiliques e se os super equilibrados nos brindassem vez ou outra com a sua opinião.
É o paradoxo e o preço de ser "fiel a si mesmo".
São tantas as oportunidades perdidas e muitas as situações onde esta fidelidade toda é uma excelente desculpa para não abandonar o casulo e voar para maiores horizontes.
Voar dá trabalho e só decola quem souber que terá de fazer por merecer.


__

5 comentários:

Lu Dias disse...

Acho que, se todos pensassem que não somos sozinhos e nem únicos, seria meio caminho andado.
Porque vivemos num mundo com tanta gente e não sabemos nos relacionar??
Bjs!

Bianca Helena disse...

Quiroga says to Lu:

- Relacionamentos são oportunidades de crescimento, pelo que de nada adiantaria você ficar pulando de abraço em abraço na busca de um relacionamento desprovido de conflitos. Relacionamentos e conflitos andam de mãos dadas.

Lu Dias disse...

=)
thanks!!

douglas D. disse...

que bonito! que bonito está o seu blog!!

Anônimo disse...

Acho que tudo isso caiu como uma luva para mim...eu não consigo me relacionar comigo mesma....interessante...tá bom....eu sei...sou louca..kkkk
bjinhossss
bfds