segunda-feira, maio 12, 2008

Um Pensamento Incompleto



É uma época interessante para se estar vivo.

Consequências explodindo no Globo, apatia guiando vidas, crimes atrozes dividindo as manchetes com a esterilidade do mundo da fama e a corrupção inerente ao mundo do poder. Paralelamente, Ongs e grupos agindo em favor da raça humana sem esperar que chefes de estado e representantes políticos façam todo o trabalho, iniciativas para mudança de hábitos e costumes em favor da preservação deste planeta e da qualidade de suas vidas, solidariedade e comoção diante de vidas que se perdem gratuitamente.

É quase uma dança de frequências conflitantes (ou complementares?). As forças naturais, tanto do planeta quanto do ser humano, trazendo à tona emoções latentes preparadas ao molho da prepotência e da indiferença sofridas. Os esforços individuais correndo contra o tempo para reconstruir ou preservar algo de essencial para a vida coletiva, junto à descoberta de que o individual só existe plenamente na coletividade.

Um caldeirão fervilhante e, quero crer, evolutivo.

Incomparáveis avanços tecnológicos ao lado de mentes irreversivelmente estreitas.
Soluções perpetuamente empacadas ao lado de demonstrações inimagináveis da grandeza do homem.

Uma época onde quase tudo é possível para um momento onde muito é deixado para depois.

Não vejo grande diferença na violência, na corrupção ou no descaso de tempos atrás. Mas me parece que há uma considerável parcela da humanidade que não demonstra grande interesse ou emoção por este nosso tempo. Como se ele não fosse nosso, como se fosse igual a um outro tempo qualquer, como se a vida, tal como a conhecemos, fosse se repetir ou durar eternamente.

Engano.

Estas são as nossas lutas. Esta é a nossa Era. Estas são as nossas dores e deleites. E sim, pertencem a nós, apenas. Ninguém mais as virá resolver.

E como ser uma gota em meio a este oceano revolto? Vejo que, de nada serviremos a nós mesmos, submergidos em névoa e sombra. Para nosso próprio mundo interno é preciso trazer a luz, a conscientização.
Consciência dos próprios eus, da necessidade absoluta de nos livrarmos dos conceitos que nos foram, simplesmente entregues por outras gerações que não cresceram na nossa realidade. Por gerações que viveram outros processos de evolução, em cenários de outros formatos e conteúdos.

Não nos servirá a nada repassar pré-conceitos sem analisar e compreender o período ao qual nos foi oferecida participação. Único. Compelido por questionamentos que partem de porquês diferenciados dos questionamentos já feitos em tempos idos.

O poder ficará obsoleto. A tradição ficará obsoleta. A indiferença ficará obsoleta.

Será exigido, já tendo passado o tempo de pedir, que cada pessoa sobre a Terra faça parte e faça a sua parte. Iguais. Imprescindíveis. Renovados.

Reciclaremos a natureza e as nossas mentes diante desta única alternativa.


Não penso em quais foram as condições nas quais recebemos o mundo de nossos pais. Penso apenas em quais serão as condições nas quais entregaremos o mundo aos nossos filhos.
___

4 comentários:

Lu Dias disse...

"Acende a Tua Luz

Se caminhas nas trevas, acende a tua luz.
Não reclames da sombra ao redor.
O que depende da boa vontade alheia será sempre inconstante.
Não permaneças na expectativa do que os outros possam fazer por ti.
Faze por ti mesmo agora, e pelos outros, tudo que puderes.
Ilumina-te e não te faltará claridade no caminho.
Reflete a luz que outros souberam refletir.
O problema maior não é o da sombra à tua volta - é o da falta de luz em ti mesmo!
Qual é a tua mensagem?
Fala, que o mundo está esperando ouvir-te." Carlos A. Baccelli em 'Vigiai e Orai'

Eu estava refletindo sobre a mensagem acima e me deparo com a sua mensagem! Sim são estas mensagens que o mundo precisa ouvir, e eu fico feliz de encontrar essa vontade de lutar, de salvar nosso habitat, nossas futuras gerações. Embora desanimados é preciso ter fé.

Beijos!!

Anônimo disse...

Puxa, Bia, tu não sabes o quanto eu estava precisando dessa mensagem! Fiquei até arrepiado!
É isso mesmo, a gente vê tanto as pessoas agindo como se não tivessem nada a ver com nada, que dá até um certo desânimo de vez em quando. Mas ainda bem que existem pessoas como você que conseguem enxergar uma possibilidade onde outros só enxergam fatalidade, com esses olhos sonhadores e essas palavras que tem a capacidade de nos fazer sonhar junto.
Esse texto salvou o meu dia, rs.

Bjo grande!!

Maísa Picasso disse...

Bia! Como sua página está linda, minha querida!! Amei. E a meninha ruiva da abertura é ddeliciosa, omodeus.
cheiro

#robson barboza# disse...

se continuarmos nesse rítmo talvez alcancemos a realidade ao estilo mad max, ou talvez a realidade da máquina do tempo, o amanhã depende somente do agora. as postangens estão lá beijo")