segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Would you light my candle?


Ascendendo minhas velas...
Aqui dentro, primeiro
onde espero que elas sempre estejam.
Talvez haja luz o suficiente
nas velas de dentro de cada um
para trazer para o lado de fora
um flash...um relâmpago...
Velas que são sempre a prece silenciosa
para que se viva o espírito
para que se cale a indiferença
para que se dê luz ao que há de humano
na divindade que habita em nós.
Velo pelo ser.

4 comentários:

Anônimo disse...

É possível encontrarmos essas velas dentro de nós?? Claro que têm que existir e parece que existem apenas nos escritores e poetas.... MINTO! Existiram també em muitos outros, só os flash que sairam para o exterior foram diferentes.

Anônimo disse...

Quando os sentimentos, as opiniões, as visões que partem de dentro de nós mesmos conseguem ser mais fortes, mais profundas e maiores que as de fora... Acho que só assim passamos a ser donos de nós mesmos e da nossa vida. Claro, sem se embrutecer, se tornar inflexível ou se fechar dentro de si.

É difícil lidar com isso às vezes, mas cada pessoa é livre para agir em sua vida como quiser. E isto gera toda esta diversidade que temos no mundo. Onde há tanta coisa boa e, ao mesmo tempo, tanta coisa má. O que é "justo" para um pode não ser para outro. E o que é "bom" para um pode não ser para o outro. E temos de respeitar essas escolhas que o outros fazem. Assim como queremos que respeitem as que nós fazemos.

Então... A coisa toda começa em nós. Nós podemos criar um mundo que escolhermos ao nosso redor, para nós. Com as pessoas que escolhemos fazer parte de nossas vidas, como nos relacionamos com elas, como agimos no dia-a-dia, como escolhemos agir neste dia-a-dia. Sem nos alienarmos e esquecer que neste exato momento há injustiças brutais e absurdas no mundo, há pessoas morrendo de fome, há pessoas morrendo... Por dentro e por fora. Coisas que não foram diretamente escolhidas por nós e que nos revolta, com toda a razão. Indiretamente, entretanto, algumas coisas são. Mas não podemos nos responsabilizar por isso sozinhos. O mundo é a soma das escolhas de todos.

Mas enfim, quem mata e quem cura tem a mesma liberdade. São escolhas. Cada um de nós será responsabilizado por suas escolhas. Aqui, ou em qualquer outro lugar que se acredite no futuro. A responsabilidade sempre tem o mesmo tamanho da liberdade conquistada ou concedida.

Começamos a mudar o mundo para melhor dentro de nós mesmos, o mundo imenso dentro de nós. E isto dá muito trabalho. Talvez tanto trabalho como mudar o mundo lá fora. Mas é o que podemos fazer, por enquanto. Quando todos fizerem, o mundo todo estará mudado, para melhor. Somos criadores (herdamos esta capacidade de Deus) da nossa realidade, individual e coletiva. Há luz mais que suficiente dentro de nós e no mundo, para todos. Um dia todos entenderão. É nisto que acredito.

Saudade de você, linda... Beijo, beijos, muitos beijos.

Anônimo disse...

"Mas enfim, quem mata e quem cura tem a mesma liberdade. São escolhas. Cada um de nós será responsabilizado por suas próprias escolhas. Aqui, ou em qualquer outro lugar que se acredite no futuro. A responsabilidade sempre tem o mesmo tamanho da liberdade conquistada ou concedida."

Faltou o "próprias"... Bem... Completo apenas dizendo que não acredito em "juizos finais", muito menos que seriam tenebrosos como descrevem muitos. Acredito, sim, que Deus apenas queira que aprendamos a escolher melhor. Que cresçamos. Não nos isenta da responsabilidade, mas até nisto é amoroso. Dá muitas formas e alternativas para entendermos a relação entre a nossa responsabilidade e a nossa liberdade. Deus não condena. Deus ensina. E, antes, ama.

É isto... Ou "só" tudo isto.

Fique bem, minha querida.

Anônimo disse...

Ah!!Bia...ler seus poemas meus olhos aprendem o mundo e aqueles mistérios mal-guardados da humanidade, no calor, no frio, nas mesmices dos dias e noites nas cidade violentas de hábitos rudes. E aprendo tb ainda os poemas e o amor se pronuncia AQUI(Mi Casa) velando nossos olhos da alma a continuar lutar pela sobrevivência.Bj...que seu dia seja maravilindo!!