quinta-feira, novembro 22, 2007

Wondering


Em anos e anos vividos consegui acumular talvez, um grão de sabedoria.

Me tornei a versão mais amadurecida da mesma alma. Descobri alegrias, esqueci dissabores, semeei interrogações, exclamações e reticências.

Assisti entrarem e saírem companheiros de cena. Improvisei meu balé e sorri aos aplausos que me surpreenderam.

Abri-me. Ansiei por viver com mais voracidade. Ansiei por viver com mais serenidade.

Vi brotar pequenas sementes já esquecidas e vi sair a terra firme debaixo dos meus pés.

Me assustei e me senti pequena e com medo. Me agigantei além do que poderia me supor capaz.

Cantei a plenos pulmões nas melhores e piores épocas e tenho a certeza que, de tanto cantar atraí algumas coisas para a minha vida. Afastei coisas da minha vida também. Nem sempre más.

Seria saudosismo ficar olhando para trás , constatando o que já foi feito? Minha alma sabe ter 90 anos quando quer.

Meu ser vem aprendendo a se desligar um pouco de mim. Minha cabeça aponta direções que ele nem sempre quer seguir e firma pé na sua própria verdade.

Senti o mundo mais próximo e mais distante. Senti que meu coração bate, a cada dia mais, apenas para descobrir como viver no seu mundo, este que vai sendo descoberto. Meu coração quer descobrir mundos novos.

Senti falta de sonhar mais. Foco, é bom homeopaticamente. Em excesso, estraga a aura e é tão preciso brincar de ser gente grande, mas sem se deixar ficar muito no papel de adulto. É um lugar para se visitar, não para habitar.

Me ocorreu que pagar insultos na mesma moeda é um caminho rápido para nos deixar igual ao agressor: feio e pequeno. Me ocorreu também que, depois de escolher não pagar na mesma moeda, posso tranquilamente não desejar qualquer pessoa que seja na minha vida. Isto não seria ruim. Ruim, seria acumular, além dos meus próprios vícios de comportamento, impurezas que não são minhas para cuidar.

Sonhei muito e muitas vezes. Espero por muitas mais. Sempre quis beber e me embriagar da fonte que alimenta os sonhos: comportamentos, pensamentos, sentimentos que ajudassem a sonhar.

Me perdi do caminho dos sonhos e o reencontrei. Fui e voltei nesta verdade tantas vezes que nem sei.

Observei pessoas ao meu redor. Pessoa no espelho. Constatei que não importa o quanto tudo sempre mude, algumas coisas não mudam jamais. Temperamentos não mudam. Índoles não mudam. Eu poderia tentar me acertar um pouquinho então, com a personalidade, e tentar me acertar um pouquinho com a personalidade das outras pessoas também.

Vi amores mais duros e amores mais suaves. E vi que não conseguiria saber qual a melhor forma de amar. Só encontraria as formas de amar que cada um conhece e pode, inclassificáveis.

Amarguei a falta que sempre senti de coisas que não sei o nome. Adocei a falta.

Celebrei a presença do que está e esteve diantes dos meus olhos e dentro do meu espírito.

Minha alma às vezes gosta de ter 90 anos. Já olhou muito para trás e para adiante.

Mas já olhou muito também, para os lados e para dentro de si mesma. Já fechou muito os olhos e apenas se deixou ser.

Meu grão de sabedoria já me serviu. E também já serviu só para eu não querer ser sábia, e apostar.
Escrevo textos na primeira pessoa para que eu soe um pouco mais viável para mim mesma ao dizer estas coisas. Sou uma saudosista que está apenas começando.


***

7 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho outra palavra a não ser esta: bela!

Bela e intensa e rica como a vida. Como o milagre que é estar vivo e viver de verdade.

Amar... Qualquer maneira de amor vale a pena, já dizia o Milton. Ao mesmo tempo, um eterno aprendizado.

A entrega linda e miraculosa que é amar. E ser amada.

Tenho profunda admiração por você e o orgulho da mulher que é. Da pessoa que é.

E é uma honra estar na sua vida e entre os que te amam.

Beijo, flor mais linda.

Anônimo disse...

Que bonito isso! Beijo.

Lu Dias disse...

Ai ai... falar o quê né?
Vc só não tem o dom das palavras perfeitas... acabei de descobrir: também tem o dom de tirar as minhas palavras, de me emocionar!
Queridex, seus textos são lindos como você!
Beijo e carinhoso abraço!

Lu Dias disse...

não falo?! esqueci de comentar que a música escolhida é um doce!! =)

Anônimo disse...

Voce me emociona...Sempre.

Uri disse...

Nós, os de alma velha, rs... tb sou um velhinho risonho com seus traços de sofrimento e rugas, sentado na varanda, gostando da serenidade. bjo. Uri.

Anônimo disse...

Um guerreiro da luz compartilha com o outro o que sabe do caminho. Quem ajuda sempre é ajudado.

Precisa ensinar o que aprendeu. Senta-se ao redor da fogueira e conta como foi seu dia de luta.

Um amigo sussurra: “Por que falar tão abertamente de sua estratégia? Não vê que agindo assim corre o risco de ter de dividir suas conquistas com os outros?”

O guerreiro apenas sorri, e não responde. Sabe que se chegar ao final da jornada num paraíso vazio, sua luta não terá valido a pena.

(Paulo Coelho, em "O Guerreiro da Luz")

----------

Obrigado por compartilhar tão belamente conosco o que tem aprendido no caminho.

Beijo, guerreira linda da luz.